quarta-feira, 21 de julho de 2010

Culinária Viking



Datarmos o período Viking não é tarefa fácil, porém, costuma-se dizer que a era Viking começou por volta dos anos 800 e acabou nos anos 1000 D.C. Ou seja, na idade do metal. A partir disso podemos imaginar como era a vida deste povo.

A grande preocupação da época eram os alimentos, e por não haver o suficiente para todos estes passaram a ser a "roda mestre" da sociedade Viking. Tudo era muito bem planejado, desde a localização das casas, que deveriam estar próximas a fontes de água, até sua disposição interna. Isto fazia com que os alimentos sempre fossem os primeiros a serem levados em consideração, por exemplo, havia um espaço especial amplo e arejado chamado "loft", no sótão, para se guardar a comida.

As mulheres já conheciam diferentes formas de preparar o alimento para que este durasse por um longo tempo. O alimento podia ser desidratado (como o bacalhau), defumado, ou ainda, azedado (como as conservas). Tudo sempre bem salgado para melhor conservar, uma vez que não havia maneira de refrigerar o alimento. Isto tudo com objetivo de armazenar a maior quantidade possível para passar o rigoroso inverno nórdico. Outro ponto essencial era o estoque de lenha, uma vez que o fogo servia tanto para iluminar e aquecer, quanto para o preparo de alimentos.

As maiores partes dos Vikings eram pequenos agricultores, que cultivavam alguns hortifrutigranjeiros e, principalmente grãos, como por exemplo aveia, trigo e cevada, dos quais faziam a farinha. A batata que hoje representa um componente essencial na culinária nórdica não havia chegado das Américas até então.

Os animais eram criados soltos no pátio, o principal era o gado, do qual vinha a carne, o leite, a manteiga e o queijo. Com a pele, eram feitos vestimentas e do chifre, diversos utensílios. Do porco retirava-se a carne e a gordura. Muitos agricultores tinham cabras e ovelhas, que forneciam a lã para forrar as roupas de inverno. Havia também criação de aves, como, galinhas e gansos.

Entre os temperos utilizados, chama a atenção, as ervas da região e o mel. Sendo este último a única forma de adoçar os alimentos. A bebida do dia-dia era água e leite azedo, chamado de "skyr". Para as festividades era servido cerveja e "mjöd" (cerveja com mel). Os mais ricos podiam ainda oferecer vinhos vindos de vinhas do sul da Europa.

A culinária Viking dependia do local onde eles estavam instalados, ou seja, os moradores litorâneos comiam muitos peixes, focas e pássaros do mar; já os do interior, comiam alces e renas. A estação do ano também era importante, no verão, os Vikings preferiam os vegetais frescos, como repolho, ervilhas, cebola e feijão.

Receita Viking:
Fisk Stuvad i öl (peixe na cerveja)
4 porções

1 cebola
1 colher de sopa de manteiga
250 ml de cerveja
1 peixe de 1kg (por ex. Truta)
2 colheres de sopa de farelo de pão

Modo de preparo
Limpe o peixe. Pique a cebola em pedaços pequenos e doure na manteiga. Acrescente a cerveja e deixe ferver. Coloque o peixe e deixe cozinhar durante 20 minutos. Quando pronto o peixe, retire-o e coloque em uma travessa. Com o líquido que ficou na panela, faça o molho: coloque o farelo de pão e mexa até alcançar a consistência desejada. Coloque sal a gosto. Despeje o molho sobre o peixe.

Fonte: www.stbpoa.com

Em breve irei postar a receita do famoso hidromel ainda não bebi, mas no dia que postar a receita o farei hehehehe.

Não vejo a hora de me deliciar com a bebida dos Deuses

Comunidade Taberna do Vëon: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103454924

Um comentário: