quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Hobbit completa 73 anos de puro sucesso


Ola meus caros amigos hoje mais uma obra do Mestre Tolkien completa aniversário.

O Hobbit, livro que deu origem a série da trilogia O Senhor dos Anéis, completou 73 anos. Foi no dia 21 de setembro que a obra publicada pela primeira vez, na Grã-Bretanha. A história do escritor inglês J.R.R. Tolkien, foi tão bem-sucedida que, agora, em 2010, um longa-metragem está em desenvolvimento.

O Hobbit" foi, de muitas maneiras, o estopim para que os mundos fantásticos criados pela imaginação de Tolkien pudessem chegar até nós. O livro, que surgiu como uma simples história para dormir contada pelo autor para seus filhos, se tornou um grande sucesso de público e crítica quando foi lançado em 1937. Encorajado por esse êxito, Tolkien começou a escrever uma seqüência para "O Hobbit", que eventualmente se tornaria "O Senhor dos Anéis".

O protagonista do livro é o hobbit Bilbo Baggins, um dos mais respeitáveis e pacatos habitantes da Vila dos Hobbits. Bilbo, entretanto, tem sua vidinha tranqüila virada do avesso quando, certa manhã, o grande mago Gandalf aparece na soleira de sua porta. Junto com treze anões – Thorin Escudo de Carvalho e seus doze companheiros – Gandalf convoca um relutante Bilbo para uma perigosa aventura: viajar até Erebor, a Montanha Solitária no distante Leste, destruir o terrível dragão Smaug e recuperar o tesouro do Reino sob a Montanha, roubado por Smaug e que pertencera aos antepassados de Thorin.
Como romance de aventura, "O Hobbit" é fantástico – viagens por florestas tenebrosas, encontros com lobos selvagens, grandes batalhas e atos de heroísmo, tudo permeado pela evolução da personalidade de Bilbo, que se transforma de hobbit tímido em aventureiro experiente. Além disso, porém, "O Hobbit" é também prelúdio para "O Senhor dos Anéis", tanto através dos vislumbres das antigas lendas da Terra-média – Elrond, Gondolin, Moria, o Necromante – quanto através do aparecimento do Anel, o elo entre a aventura de Bilbo e os grandes eventos do final da Terceira Era. Não é à toa que o sisudo jornal londrino The Times considerou "O Hobbit" como "uma obra-prima sem retoques".

Inicio.
Em 1955, numa carta a W. H. Auden, Tolkien recorda-se de que no final da década de 20 quando era professor do Anglo-Saxão na faculdade de Pembroke, Oxford, ele começou o Hobbit quando trabalhava como corretor de provas para o certificado escolar. Tolkien encontrou um papel em branco e, sem que ele mesmo soubesse o porquê, escreveu as seguintes palavras: Em um buraco no chão vivia um hobbit. Anos depois, Tolkien disse ser esse o fato mais maravilhoso que poderia ter ocorrido na vida de um corretor de provas. Contudo a produção da estória não avançou durante um bom tempo, embora tenha redigido nos anos seguintes o mapa de Thror, esboçando a geografia de ambientação da estória. Sua publicação foi sugerida quando Tolkien emprestou o manuscrito incompleto para a Reverenda Madre de Cherwell Edge. Este manuscrito foi então visto por Susan Dagnall, uma bacharel de Oxford que trabalhava para Allen & Unwin (comprada em 1990 pela Editora Harper Collins) e analisado depois por Rayner Unwin, o filho de Stanley Unwin, fundador da Allen & Unwin, na época com 10 anos de idade, que ficou maravilhado pela estória. Dagnall ficou tão encantada com o material que encorajou Tolkien a terminar o livro. Em 3 de Outubro de 1936 Tolkien enviou o texto completo e datilografado para Allen & Unwin e em 1937 é finalmente publicada a primeira edição de O Hobbit.
Tolkien introduziu ou mencionou personagens e lugares que são importantes em seu universo, como Elrond e Gondolin, juntamente a elementos de lendas germânicas. Mas a decisão de que os eventos ocorridos em O Hobbit poderiam pertencer ao mesmo universo de O Silmarillion foi tomada somente após a publicação, quando os editores pediram uma sequência para O Hobbit. Tolkien inicia o trabalho na continuação, desenvolvendo-a até se tornar O Senhor dos Anéis.

Personagens.
O Hobbit conta a história de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (Bilbo Baggins no original), que nunca pensara em sair de sua toca grande e confortável, até ser apanhado de surpresa por um mago chamado Gandalf e 13 anões (Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho). Estes queriam recuperar os seus tesouros que tinham sido roubados por um dragão chamado Smaug. Assim, eles saem em busca da Montanha Solitária com o objetivo de recuperar o que lhes pertence, vivendo muitas aventuras durante todo caminho, que envolvem aranhas gigantes, elfos, trolls e outros seres fantásticos.

E pra finalizar um vídeo que fiz com a musica Hobbits' Song da banda mineira Lothloryen. Espero que gostem.


Fontes: http://www.ohobbit.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Hobbit

Agradeço a todos pelo apoio a Taberna do Vëon

Participem da comunidade do Blog Taberna do Vëon no Orkut

Comunidade Taberna do Vëon: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103454924

Quem quiser me seguir no Twitter: http://twitter.com/lordveon

Abraço a todos e até maiss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário